segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dicas para apartamentos pequenos



Apartamento pequeno hoje, é cada vez mais comum, os lançamentos das construtoras mostram empreendimentos entre 30 e 80 metros quadrados. Os quartos estão cada vez menores, e os espaços da sala ainda são pequenos, mas devido demanda no mercado por localizações estratégicas e o sonho de muitos habitantes pelo primeiro apê, a venda de imóveis pequenos cresce a cada dia.

A principal dica para decorar é planejar todos os detalhes, desde a compra dos eletrodomésticos (que parece ser fácil, mas não é), até os objetos de decoração, passando pelos móveis soltos, como mesa e sofá, sem esquecer os armários e marcenaria, que são grandes aliados dos pequenos espaços.

Listei alguns itens que vão ajudar a dar um up em pequenos espaços!

CORES: Se gosta de cores nas paredes, prefira cores frias ou neutras, pois dá uma sensação de profundidade maior. Use as cores quentes em pequenos detalhes ou objetos, como um vaso, almofadas, quadros etc. O branco não é obrigatório, mas as cores claras dão uma melhor sensação de espaço nos ambientes pequenos, invista em tons cinza ou marrom que contrastam bem com cores mais quentes dos objetos. Papeis de parede são sempre bem vindos, em um detalhe, ou em todas as paredes...porque não?!




LUZ NATURAL: Quando um ambiente que tem pouca luz natural, prefira usar cores claras no chão e paredes, e cores quentes nos móveis, como sofá, por exemplo. Já ambientes muito iluminados pelo sol ficam mais aconchegantes com algumas áreas em tons mais escuros, como o piso de madeira ou laminado, por exemplo.




PÉ DIREITO: Os novos empreendimentos também encolheram para cima, o pé direito (altura das paredes) está cada vez menor o que prejudica a ventilação e iluminação. A indicação é a altura mínima seja de 2,30m, apenas no caso de embutir iluminação ou esconder algo como fios ou uma viga.


MÓVEIS: Escolha móveis retos e simples, fuja dos sofás volumosos, dos móveis cheios de detalhes e cores, isso “ocupa” espaço visual. Prefira móveis multifuncionais, como mesa de centro e assento, por exemplo. Os que são empilháveis extensíveis, transparentes, espelhados ou aéreos (sem pés, presos à parede) também são bem vindos. Nunca compre um móvel, principalmente se for grande, sem avaliar se ele é realmente necessário e se cabe no ambiente.




ESPELHOS: Use os com moderação! O Espelho é um grande truque dos profissionais para dar mais leveza e suavidade a um ambiente pequeno, pois dão uma sensação agradável aos moradores e convidados. Pode ser usado desde um com tamanho grande, ou pequenos espelhos usados em conjunto.





PLANTAS: Trazem vida ao apartamento e humanizam o ambiente. Em locais pequenos podem ser penduradas no teto ou na parede através de ganhos especiais, lembre-se que devem ser colocadas em um local aonde chegue o sol, ou compre plantas que não precisem na luz solar para sobreviver.